Você nunca é velho demais para começar a desfrutar dos benefícios de ser fisicamente ativo

Você nunca é velho demais para começar a desfrutar dos benefícios de ser fisicamente ativo

28/09/2022 0 Por Dietas Inteligentes

“Dores, dores e problemas de saúde são apenas uma parte do envelhecimento.”

“Estou velho demais para começar a me exercitar agora.”

Você provavelmente já ouviu essas declarações em algum momento de sua vida e talvez até tenha começado a repeti-las à medida que envelheceu. Por mais comuns que sejam, essas declarações são mais como mitos. Você pode melhorar seu bem-estar físico na idade adulta, mesmo que nunca tenha se exercitado antes.

Não é quantos anos você tem, é o quanto você se move. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos sugere que os adultos façam pelo menos duas horas e meia a cinco horas por semana de atividade de intensidade moderada. Concentrar-se no alinhamento postural do seu corpo também pode ajudá-lo a começar a se sentir melhor e a se mover com confiança. O alinhamento postural adequado ajuda em tudo, desde a saúde cardiovascular até o alívio de dores nas articulações e artrite (Wannamethee et al., 2006).

Quando você é jovem e manter esse hábito por toda a vida melhora sua saúde e diminui suas chances de morte. Mas um estudo recente descobriu que o mesmo vale para adultos que começam a se exercitar mais tarde na vida. (Saint-Maurice, Coughlan e Kelly, 2019).

De acordo com os autores do estudo, “embora a participação a longo prazo na atividade física possa ser importante para diminuir o risco de mortalidade, o presente estudo fornece evidências de que se tornar fisicamente ativo mais tarde na idade adulta (40 a 61 anos de idade) pode trazer benefícios comparáveis à saúde”.

Outros estudos científicos descobriram conclusões semelhantes, incluindo o fato de que programas de exercícios para adultos sedentários de meia-idade podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas (Howden, 2018).

Agora que você entende que o exercício pode ajudá-lo a melhorar sua saúde em qualquer idade, o próximo passo é descobrir quais atividades você gosta e que manterá a longo prazo.

Repensar a forma física

Começar o exercício mais tarde na vida exige que você encontre mais significado no motivo pelo qual está se movendo. Por exemplo, você pode fazer a transição de pé para o chão e voltar a subir facilmente? Como você se sente ao sair do carro? Você se sente lento quando está sentado por um longo período de tempo? Faça a si mesmo essas perguntas e comece a reformular suas metas de condicionamento físico para aprimorar suas funções diárias na vida e a confiança que você tem em seu corpo.

Faça do exercício um hábito divertido

Escolha atividades que você goste, o que tornará muito mais fácil para você manter sua rotina de exercícios. Envolva sua família fazendo uma caminhada ou um passeio pelo bairro. Dance com seus netos na cozinha, jogue uma partida de pickleball com os amigos ou dê um mergulho na academia próxima. A força de vontade só o levará até certo ponto, então encontre uma maneira de fazer do exercício uma nova rotina para sua vida diária. Recompense-se por se exercitar para se sentir motivado a fazê-lo novamente.

Conclusão: quanto mais cedo você começar, melhor, então comece hoje.