Por que a alimentação consciente é a chave para o bem-estar emocional

Por que a alimentação consciente é a chave para o bem-estar emocional

28/09/2022 0 Por Dietas Inteligentes

Você já pensou em quantas vezes você toma decisões sobre sua comida e quanto tempo você gasta comendo todos os dias? Como a comida é uma parte tão grande do seu dia, por que não prestar mais atenção a ela quando você se senta para comer? É quando a alimentação consciente pode ajudá-lo a diminuir o ritmo de sua alimentação e a torná-lo mais consciente de suas escolhas alimentares naturalmente.

O que é alimentação consciente?

Mindfulness é o ato de estar ciente de seus movimentos, pensamentos e ações, e estar totalmente presente no momento. É esse ato de presença que cria uma maior consciência de como respondemos a estressores, sentimentos e outras pessoas, e demonstrou ajudar pessoas com problemas clínicos e não clínicos.

A atenção plena também pode ser usada enquanto se come. A alimentação consciente é uma ferramenta simples, mas impactante, para ajudá-lo a obter controle sobre seus hábitos alimentares, sendo mais consciente de sua experiência alimentar geral, fome, saciedade, gatilhos, sentidos e gratidão pela comida à sua frente.

A alimentação consciente pode não apenas prevenir o ganho de peso, mas também pode abordar comportamentos alimentares problemáticos, como compulsão alimentar e alimentação emocional, bem como comer como resposta a estímulos externos . Também foi demonstrado que a alimentação consciente pode ter um efeito positivo nos comedores emocionais, ajudando-os a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis, o que pode ser a chave para o bem-estar emocional geral.

Alimentação consciente simplificada com o plano 5S

Quando o estresse é esmagador e você se vê comendo muito rápido ou procurando comida para ajudá-lo a lidar, reserve um momento para fazer uma pausa e apreciar a comida à sua frente.

Sentar : Sempre sente-se quando comer. O ato de sentar geralmente faz com que você coma em um ritmo mais lento em comparação com comer em pé. Certifique-se de não ter a televisão ligada na sua frente, porque isso é uma distração automática.

Sorria e agradeça : Quem não se sente bem depois de sorrir? Ao apreciar a comida à sua frente, você abordará a refeição com um sentimento de gratidão, sabendo que nem todos têm acesso fácil à comida.

Veja : Reserve um momento para olhar sua comida. Olhe para todas as cores e texturas de cada ingrediente em sua refeição.

Cheiro : Você consegue notar diferentes aromas e nuances de tempero na refeição à sua frente?

Sabor : Esta é muitas vezes a parte mais difícil do Plano 5-S, porque você se concentrará em mastigar lentamente e saborear cada mordida da refeição à sua frente. Tente se desafiar mastigando cada mordida por pelo menos 20 segundos. Não pegue outro pedaço de comida até depois de engolir sua mordida atual.

Como leva pelo menos 20 minutos para o seu cérebro perceber que você está satisfeito, o ato de comer devagar pode fazer com que você se sinta menos apressado e mais satisfeito com suas refeições.

Tirar um tempo para diminuir o ritmo de sua alimentação e saborear a comida e as pessoas à sua frente pode ser benéfico para você e seu relacionamento com a comida. Experimente estas dicas para desacelerar durante as próximas refeições e veja quais funcionam melhor para você. Se você não consegue se lembrar quais são os passos 5-S, concentre-se apenas em comer devagar e saborear sua refeição, uma mordida de cada vez.