Quais são as melhores comidas típicas do mundo?

Quais são as melhores comidas típicas do mundo?

20/12/2022 0 Por Dietas Inteligentes

Não há nada mais sincero que o amor pela comida. E você sabe quais são as melhores comidas típicas do mundo?

A gastronomia além de despertar em nós esse desejo sincero, ela ainda consegue unir pessoas e até povos inteiros. Além disso, pode determinar o destino de uma viagem.

Neste artigo traremos algumas informações de algumas iguarias que se destacaram em seus países de origem e se espalharam mundo afora. 

As melhores comidas típicas do mundo: Top 6

Deseja fazer uma viagem internacional, e ainda adora experimentar novas iguarias? Então aqui disponibilizamos a você uma pequena lista para lhe ajudar nesse objetivo, ou até mesmo lhe confundir ainda mais. 

1 – Poke  (Havaí)

Esse prato é originário de 1960 no Havaí. Foi elaborado pelos pescadores locais, que no retorno das pescarias, queriam algo leve e de rápido preparo. Fazendo assim, este prato rústico, contando com peixe cru cortado em cubos, e arroz japonês, sendo servido em tigelas. 

Poke no dialeto local, significa cortar em pedaços. Ele é degustado com os Hashis, que são aqueles talheres de madeira típicos de países orientais, como o Japão. É uma alternativa entre outros dois pratos, o Temaki aberto e o Ceviche.

Este prato ficou famoso entre os surfistas locais, e rapidamente foi ganhando espaço fora dali, sendo muito aceito na Califórnia – EUA, onde passou a fazer grande sucesso, e se espalhando para o resto do mundo.

2 – Croissant (França)

A origem deste prato está ligada à cidade de Viena na Áustria, onde era feito por padeiros por volta do século XIII. Porém era conhecido pelo nome de Kipferi. Uma cidadã de Viena, senhora, Maria Antonieta levou esta iguaria para França, onde se popularizou.

O Croissant hoje é o principal produto para o desjejum dos franceses, servidos juntamente com o café com leite.

Em uma tradução livre para nosso português, chamamos de Croassã, e alguns chamam de Croassão.

Na França recebe classificação de viennoiserie, do tipo de massa folhada, feito com farinha, sal, açúcar, fermento, manteiga, leite, e é pincelado com ovos.

3 – Pizza Napolitana (Itália)

Conseguimos ver a importância da pizza Napolitana no mundo gastronômico, quando constatamos que a própria UNESCO, deu a esta iguaria o título de patrimônio imaterial. Tendo sido dado este título no ano de 2013. Porém já fazia sucesso há alguns séculos atrás.

Existe um conceito para que uma pizza possa ser considerada a autêntica pizza Napolitana. Ela precisa ter poucos ingredientes, ter uma massa levemente elástica, ser perfumada e muito saborosa. 

Para assegurar essas características e autenticidade, foi criada uma certificação em 1984, com a função de estabelecer de forma oficial essas métricas. E para um pizzaiolo ter sua pizza certificada, ele precisa seguir todas as regras, que vão desde os ingredientes, até a forma de preparo, como a temperatura do forno, as características da massa, entre outras…

Muitos confundem a Pizza Napolitana com a Marguerita. Deve-se observar que a Napolitana é um conceito de pizza, e a Marguerita é uma das pizzas que fazem parte desse conceito de pizzas napolitanas.

A Marguerita foi criada em Nápoles no ano de 1889, em uma visita que a então Rainha Margherita de Savoia fez a esta cidade. O pizzaiolo Rafaelle Esposito fez esta receita em homenagem a alteza, e colocou como ingredientes apenas tomate, manjericão e muçarela, de forma que representava as cores do país. 

4 – Taco (México)

Esta é sem dúvida, a comida mexicana mais famosa e mais marcante. Existem dois momentos que tentam explicar a criação desta iguaria, a primeira remete a uma lenda, que diz que o taco foi criado pelo quinto imperador asteca, senhor Montezuma, por volta 1398 e 1469, que gostava de usar as tortilhas como forma de colher.

O segundo momento remete a trabalhadores do campo que usavam as tortilhas como forma de levar sua comida enrolada para que fossem consumidas ao meio-dia.

Mas afinal, qual a diferença entre tacos e tortilhas? As tortilhas nada mais são, que a massa feita por trigo ou milho. E os tacos são os produtos que são feitos com essas tortilhas. São adicionados alguns ingredientes como alface, pico de gallo, queijos mistos, acompanha ainda guacamole e sour cream.

5 – Pato-à-pequim (China)

No Brasil o chamamos de pato laqueado. Ele é um dos principais pratos da culinária chinesa. A história dessa receita nos diz que ela foi inicialmente servida nas cortes imperiais deste país.

O primeiro documento que relata esses fatos, foi escrito em 1330 durante a dinastia Yuan. Posteriormente durante a dinastia Ming, a capital foi transferida para a cidade de Pequim, onde continuou o consumo desta receita, sendo conhecida como Pato de Pequim.

Estas aves são criadas com cuidados específicos para seu consumo, sendo servida muito bem fatiada, e acompanhada com crepes, e molhos doces. O maior destaque do prato é o seu tom avermelhado.

6 – Sushi (Japão)

A história do Sushi engana quase todos que imaginam que sua origem é ligada apenas ao Japão. Na verdade teve início há 1300 anos atrás nos países do Sudeste Asiático como Tailândia e Malásia.

Os primeiros registros do Sushi no Japão, se deram há 700 anos atrás, vindo especificamente da China. E essa iguaria se deu inicialmente sem essa intenção, o propósito era utilizar o arroz com intuito de conservar o peixe por um maior período de tempo, pois naquela época não havia congeladores.

E nesse contexto, o cozinheiro Yohei não esperou a fermentação do peixe com o arroz e o serviu cru, surgindo assim o Sushi.

O Sushi se divide em algumas categorias, Makizushi, Nigirizushi, Chirashizhushi, Inarizushi, e por último Kaitenzushi, além de algumas sub divisões.

E agora, para finalizar, diante destas informações você já pode escolher o destino que irá jantar com seu amor no final de semana, em qual restaurante irá, qual tipo de culinária, ou até mesmo já escolher seu novo destino. Boa sorte, e ótimo apetite.