Gerenciando a saúde mental com ioga

Gerenciando a saúde mental com ioga

05/12/2022 0 Por Dietas Inteligentes

O exercício sempre foi uma ótima estratégia para pessoas que lutam com esses sentimentos, pois melhora o humor e a saúde. Mas como academias e aulas de ginástica de todos os tipos estão fechadas até mesmo correr com um amigo é fortemente desencorajado as pessoas estão procurando alternativas, e é aí que a ioga pode ajudar.

Assim como certos medicamentos psiquiátricos demonstraram alguma eficácia na redução da ansiedade e da depressão, é importante entender que outras terapias, como a ioga, demonstraram melhorar a saúde mental. A ioga não é mais considerada apenas uma abordagem “holística” para melhorar a saúde mental e o bem-estar nos últimos anos, ganhou seguidores científicos e tem extensa pesquisa por trás dela para apoiar seus benefícios.

Os exercícios de yoga são ótimos para combater stress do dia a dia e manter sua mente concentrada, muitas lojas vendem tapete yoga com bolsa para ajudar o praticamente a levar seus equipamentos para o local que desejar, seja na praia, campo ou em uma escola de yoga e pilates.
Veja abaixo alguns benefícios que a yoga trás ao corpo:

Por exemplo, foi demonstrado que a ioga ajuda no seguinte:

1. Reduzindo a raiva: em um estudo com adolescentes (2012), a ioga demonstrou aumentar a capacidade de controlar a raiva, em comparação com um grupo que participou apenas de educação física . A prática de ioga também demonstrou diminuir a agressão verbal em adultos.

2. Reduzindo a ansiedade : Numerosos estudos descobriram que a ioga pode diminuir os sintomas de ansiedade, incluindo a ansiedade de desempenho. Em um estudo (2013) com músicos adolescentes, a ioga diminuiu a ansiedade em apresentações em grupo e solo.

3. Melhorar o sono: Em um estudo (2012) de mulheres na pós menopausa com diagnóstico de insônia , a ioga reduziu a gravidade da insônia em comparação com um grupo de controle. Outro estudo com mulheres com síndrome das pernas inquietas mostrou que a ioga melhorou vários domínios da qualidade do sono relatada.

4. Reduzindo os sintomas do transtorno de estresse pós- traumático : Em um estudo (2014) com foco em mulheres adultas diagnosticadas com TEPT, a ioga reduziu significativamente os sintomas de TEPT em mulheres que receberam um tratamento de ioga de 10 semanas em comparação com o grupo controle. No final do estudo, 52% das mulheres que praticavam ioga não preenchiam mais os critérios para TEPT, em comparação com 21% no grupo de controle.

5. Melhorar o humor : Estudos demonstraram que a ioga pode ajudar a reduzir a depressão, melhorar o afeto e diminuir o estresse percebido. Por exemplo, em um estudo com população prisional (2013), uma aula de ioga de 10 semanas aumentou o afeto positivo e reduziu o estresse psicológico relatado.

Independentemente do tipo de yoga que você escolher, seus inúmeros benefícios físicos e psicológicos podem torná-lo uma parte importante do seu processo terapêutico.