Benefícios de ser uma pessoa vegana

Benefícios de ser uma pessoa vegana

28/06/2022 0 Por Dietas Inteligentes

Pessoas de todo o mundo estão optando por se tornar veganas, e cada uma tem sua própria razão para fazê-lo. Para alguns, trata-se de otimizar sua própria saúde, reduzir o risco de doenças a longo prazo ou apenas se sentir “melhor” em si mesmos. 

Para outros, tem mais a ver com a redução de seu impacto ambiental ou que não desejam financiar fazendas industriais e matadouros. Para alguns, é todas essas razões e muito mais! Não há razão errada para tentar vegan, e muito a ganhar com a mudança algumas acompanhantes de luxo optaram por essas mudanças na alimentação para conseguir manter o corpo perfeito além de todo o beneficio gerado atraves do veganismo.

O QUE É UMA DIETA VEGANA?

Esta é uma dieta que não contém produtos de origem animal. Portanto, exclui carnes, peixes, ovos, laticínios e mel, mas inclui a riqueza de vegetais, grãos, frutas, ervas, nozes, sementes, legumes, saladas e os milhares de produtos feitos a partir deles. 

Também é chamada de “dieta baseada em vegetais”, mas quando as pessoas a escolhem por razões éticas, essa escolha alimentar se enquadra em um movimento mais amplo de compaixão pelos animais, pelo planeta e pelo mundo em geral.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE VEGANO E VEGETARIANO?

Os vegetarianos não comem carne ou peixe, mas ainda consomem ovos e/ou laticínios. Os veganos não comem nenhum produto de origem animal, pois sempre os prejudica.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DE UMA DIETA VEGANA

Há tantos benefícios potenciais para a saúde em ser vegano, e eles variam de melhorias que podem acontecer dentro de dias ou semanas – como melhor pele, digestão e sono – a benefícios verdadeiramente surpreendentes a longo prazo, incluindo um risco reduzido de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

O brilho vegano

Há muito se sabe que os laticínios estão associados a doenças da pele como acne, psoríase e eczema. Obviamente, aqueles que experimentam essas condições podem encontrar grandes melhorias em sua pele quando param de laticínios e escolhem entre a deliciosa variedade de leites vegetais, iogurtes e queijos. 

Mas não são apenas aqueles com problemas de pele existentes que veem melhorias. Quando colocamos as plantas na frente e no centro de nossas dietas, todos esses antioxidantes de comer mais frutas e vegetais nutrem nossa pele e nos dão o que muitas pessoas chamam de “brilho vegano”.

Benefícios digestivos

Os laticínios também estão associados a problemas digestivos e isso não é tão surpreendente quando você considera que estamos bebendo o leite destinado ao bebê de outra espécie. 

Quase 100 por cento das pessoas com ascendência asiática, africana e nativa americana desenvolvem intolerância à lactose (o açúcar do leite) no momento em que são adultos. Nas comunidades negras, a taxa é superior a 70% . A gastroenterologista Angie Sadeghi diz que o leite é “um veneno para o nosso intestino” para que todos – não apenas aqueles que experimentam inchaço, cólicas abdominais, diarréia ou outros distúrbios digestivos – fariam bem em evitá-lo.

Abandonar laticínios é um benefício digestivo de se tornar vegano, mas o aumento no consumo de alimentos vegetais é outro. As plantas contêm probióticos naturais, prebióticos e antioxidantes que nutrem e sustentam nossos biomas intestinais e nos mantêm saudáveis ​​por dentro e por fora.

Dormindo profundamente

Durante o sono, nossos corpos e mentes se recarregam, o que nos ajuda a funcionar de maneira ideal e protege nossa saúde a longo prazo. Sem dormir o suficiente, nosso sistema imunológico fica comprometido, estamos mais propensos a doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2, e também podemos ter problemas de saúde mental. Dormir o suficiente é essencial para o nosso bem-estar e, no entanto, para muitos de nós, isso se mostra ilusório.

Existem muitas maneiras de melhorar nossa chance de dormir melhor, mas é curioso que tantos novos veganos digam que isso ocorre automaticamente quando adotam uma dieta baseada em vegetais. Pesquisas indicam que dietas ricas em fibras e pobres em gorduras saturadas levam a um sono mais profundo e revigorante, então talvez seja esse o motivo. Talvez, melhorias na digestão ajudem. Talvez, saber que sua dieta seja a melhor escolha para os animais e o planeta remova uma camada de ansiedade que você nem sabia que tinha. Seja qual for o motivo, vale a pena tentar!

Diabetes não é inevitável

A diabetes tipo 2 é cada vez mais comum, extremamente grave e pode arruinar vidas. Mas não é inevitável. Ocorre em famílias apenas porque as dietas e as escolhas de estilo de vida ocorrem nas famílias. Isso significa que podemos prevenir, interromper e até reverter essa doença com simples mudanças no estilo de vida. Comer uma dieta baseada em vegetais pode controlar o açúcar no sangue três vezes mais efetivamente do que a dieta recomendada para diabetes. 

Os participantes de um estudo experimentaram melhorias dramáticas em semanas, e comer uma dieta baseada em vegetais está agora no centro de muitos programas de gerenciamento de diabetes.

Corações adoram alimentos à base de plantas

Nada mata mais americanos do que doenças cardíacas e derrames. Mais de 868.000 americanos perdem a vida nessas condições todos os anos, mas não precisa ser assim. 

Sabemos como dar ao nosso coração a melhor chance de continuar batendo, e comer uma dieta baseada em vegetais é uma parte significativa da resposta.

Frutas e legumes são os heróis do nosso coração, e quanto mais comemos, melhor. Cinco porções de vegetais por dia reduzem um pouco o risco de doenças cardíacas e derrames, mas se comermos dez porções por dia, podemos reduzir nosso risco de doenças cardiovasculares em 28% e de morte prematura em 31%.