A importância de ingerir alimentos zero açúcar

A importância de ingerir alimentos zero açúcar

28/06/2022 0 Por Dietas Inteligentes

Embora o açúcar possa ter um sabor bom, você deve se perguntar se o sabor vale o risco de problemas de saúde que podem se desenvolver quando você consome muitos açúcares adicionados. Em vez de arriscar sua saúde, melhore-a com uma dieta sem açúcar. 

O QUE É AÇÚCAR?

O açúcar é um carboidrato e, portanto, é uma fonte de energia para o corpo. O termo “açúcar” geralmente é usado para descrever todos os carboidratos doces que assumem muitas formas diferentes e têm muitos nomes diferentes. 

Por exemplo, existem monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Dentro dessas categorias, há dextrose, frutose, glicose, sacarose, maltose, lactose e galactose. O açúcar também pode ser referido como maltodextrina, xarope de milho rico em frutose, melaço e xarope de arroz integral. 

QUAIS ALIMENTOS CONTÊM AÇÚCAR?

Embora o açúcar seja considerado uma substância “natural” e ocorre naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutas, legumes, grãos e laticínios, o açúcar é frequentemente adicionado a outros alimentos para obter um sabor melhor e mais doce. 

Alguns exemplos de alimentos comuns que contêm açúcar adicionado incluem:

  • Refrigerantes
  • Bebidas esportivas
  • Bebidas de suco de frutas
  • Doce
  • Biscoitos
  • Bolos
  • Cereais 
  • Sorvete
  • Iogurte

QUAL É O PROBLEMA COM O AÇÚCAR?

Embora não haja problemas com açúcares naturais em alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, os açúcares adicionados em sobremesas e bebidas devem ser evitados. Isso ocorre porque o brasileiro médio consome 22 colheres de chá de açúcar adicionado por dia com cerca de 350 calorias. 

Consumir não mais do que seis colheres de chá de açúcar adicionado por dia para mulheres, representando cerca de 100 calorias. 

Estudos mostraram que muito açúcar adicionado pode ser prejudicial à sua saúde , contribuindo para doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta e obesidade. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE COMER SEM AÇÚCAR?

Com base em todos os problemas acima mencionados com o açúcar, você provavelmente se beneficiaria de cortar completamente o açúcar de sua dieta. 

Mas exatamente como você se beneficiaria? Aqui estão apenas cinco exemplos para ajudar a convencê-lo a mudar para uma dieta sem açúcar: 

PERDER OU MANTER O PESO

Quando você come sem açúcar, está eliminando todas as calorias extras que vêm com açúcares adicionados. E quando você consome menos calorias, consegue perder peso com mais facilidade ou manter seu peso atual sem ter que se preocupar com o ganho de peso. 

MELHORE SUA PELE

Os açúcares adicionados afetam os níveis de insulina em seu corpo, o que desencadeia a inflamação por dentro e por fora. Do lado de fora, essa inflamação pode assumir a forma de excesso de produção de óleo, poros entupidos e manchas desagradáveis.

Ao cortar o açúcar, você pode reduzir essa inflamação e ajudar a curar seu corpo por dentro e por fora. 

AUMENTE SEUS NÍVEIS DE ENERGIA

Evite a temida queda do açúcar eliminando completamente o açúcar de sua dieta. Em vez disso, obtenha sua energia de fontes mais naturais e benéficas para que você possa passar o dia sem sentir que precisa de um estimulante açucarado que dura apenas um curto período de tempo. 

MELHORE SUA MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO

Mesmo que o açúcar deva dar mais energia, ele pode realmente fazer seu cérebro parecer menos claro e afiado. Como resultado, eliminar o açúcar adicionado de sua dieta é uma maneira infalível de melhorar as funções cerebrais que afetam a memória e a concentração. 

PROTEJA SUA SAÚDE GERAL

Com o tempo, o alto consumo de açúcar pode levar a uma série de problemas crônicos de saúde, incluindo, entre outros, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.

Portanto, mantenha sua pressão arterial e açúcar baixos, mudando para alternativas mais saudáveis. 

COMO FAZER A MUDANÇA PARA UM SEM AÇÚCAR?

Com base nesses benefícios, mudar para uma dieta sem açúcar é um acéfalo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos sem açúcar: 

FAÇA UM INVENTÁRIO DA SUA GELADEIRA E DESPENSA

Primeiro, você precisa fazer um balanço de sua geladeira e despensa para identificar todos os itens existentes que contêm grandes quantidades de açúcar adicionado. Certifique-se de se familiarizar com todos os diferentes nomes de açúcar para que você não seja enganado pelo rótulo nutricional. 

E enquanto alguns itens açucarados são bastante óbvios, outros são mais surpreendentes. Por exemplo, molhos para massas, molhos para saladas e manteiga de amendoim tendem a ter grandes quantidades de açúcar. 

Passar por todos os seus alimentos de uma só vez pode se tornar esmagador, então sinta-se à vontade para adotar uma abordagem mais incremental e estratégica. Comece com os itens mais problemáticos que contêm mais açúcar e, lentamente, vá percorrendo toda a geladeira e a dispensa até identificar todos os itens com adição de açúcar. 

ENCONTRE ALTERNATIVAS SEM AÇÚCAR

Em seguida, você precisa encontrar alternativas sem açúcar para esses alimentos. Adoçantes sem açúcar como estévia, eritritol e xilitol são escolhas comuns. Muitos desses adoçantes têm gosto de açúcar real, mas sem nenhum problema de saúde. 

COLHA OS BENEFÍCIOS

Não demorou muito para você começar a ver a diferença em sua aparência e sensação depois de cortar os açúcares adicionados. Sua pele vai clarear. Você vai se sentir mais energizado. Você pensará com mais clareza. Você vai perder peso com mais facilidade. Na verdade, você vai se perguntar por que não fez a troca antes!