Conheça diferentes atividades físicas para cada perfil

Conheça diferentes atividades físicas para cada perfil

28/06/2023 0 Por Dietas Inteligentes

Para fugir do sedentarismo e aumentar a imunidade, a melhor opção, aliada a uma dieta balanceada, é iniciar a prática de exercícios físicos. Por vezes, não nos exercitamos por falta de ânimo ou por que não houve identificação com alguma atividade física, mas tenha em mente que não importa qual é a prática, o importante mesmo é colocar um tênis confortável e começar a movimentar seu corpo, para que tenha mais longevidade e saúde. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% dos brasileiros não se dedicam a pelo menos 150 minutos de exercícios semanais intensos, moderados ou leves. A falta deles pode ser desfavorável para quem tem doenças cardíacas, ansiedade ou obesidade. Afinal, exercícios físicos não são luxo e nem moda, é uma necessidade que todo corpo humano precisa para estar em perfeito funcionamento. 

Não há restrição de idade, seja criança ou idoso, escolha um exercício que mais combina com você. Se não sabe qual optar, fique aqui e confira nossas dicas. Acompanhe!

Qual atividade física é a mais indicada?

Seja na academia, nas praças esportivas, ao ar livre ou até mesmo dentro de casa, diga adeus ao sedentarismo, saiba que é possível criar uma rotina de práticas físicas com atividades que mais combinam com seu perfil. Então não há desculpas para não praticar!

Por isso, se deseja garantir um bem-estar, crie o hábito de praticar atividades físicas, pois elas são essenciais para prevenir doenças, relaxar o estresse, equilibrar o emocional, controlar o nível glicêmico e aumentar a expectativa de vida.  

Devido à correria do dia a dia, muitas vezes chegamos em casa e o único desejo é descansar. No entanto, é possível vencer a preguiça de sair de casa. Se esse é o seu objetivo, não deixe com que a rotina agitada e o desânimo vençam sua vontade de ganhar mais saúde, resistência e vitalidade. 

Dessa maneira, não espere o momento certo para colocar os planos em ação. Para dar o primeiro passo, basta descobrir quais atividades você mais se identifica, pois só assim vai conseguir manter a constância de se exercitar, até mesmo nos dias com zero vontade.

Como escolher a modalidade de exercício ideal?

Ao fazer o que nos agrada, tudo flui naturalmente, mesmo quando o assunto é criar um novo hábito saudável. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, praticar exercícios regularmente fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas, diabetes e os transtornos emocionais como depressão e ansiedade. Por essa razão, não importa o tipo de atividade, escolha uma que mais se identifica e comece a se exercitar.

Pilates

Em busca de equilíbrio, harmonia e flexibilidade muscular, é ótima para quem sofre com ansiedade, estresse ou depressão, pois essa atividade colabora na liberação de hormônios como a dopamina, serotonina e endorfina. Além disso, quem pratica consegue perder até 450 calorias a cada uma hora de aula.

Corrida

Se gosta de atividades ao ar livre, busque práticas que o coloque em contato com o ambiente externo. Logo, pode ser a corrida, que proporciona resistência ao corpo, ajuda no emagrecimento, e preparo físico. Além dela, há outras que podem ser realizadas em contato com a natureza como pedalar e caminhadas, são exemplos de exercícios aeróbicos que ajudam na perda de muitas calorias.

Fitdance

Sabia que é possível perder peso e ganhar resistência dançando? Se gosta de mexer o corpo e aprender passos novos para arrasar nas festas, que tal unir o útil ao agradável, entrando numa aula que mistura ritmos e ainda o ajuda a suar.  

Musculação

A musculação é a mais procurada quando se trata de praticar exercícios, até para aqueles que não são tão fãs de levantar peso. No entanto, se sua vontade é enrijecer os músculos, tonificar o abdômen e emagrecer, não adianta é ela que proporcionará massa muscular. Apesar de alguns mitos sobre emagrecimento, em uma hora de treino, a pessoa já consegue eliminar 400 calorias.

Boxe 

Se gosta de luta ou sempre teve vontade de aprender alguns golpes marciais, o boxe é o mais apropriado para o seu perfil. Praticar boxe vai além de aprender técnicas de defesas e ataques, ele trabalha todo o seu músculo, pois faz uso de cordas, flexões de braços e abdominais, movimentando todas as partes do seu corpo.

Natação

Se gosta de nadar ou tem vontade de aprender, essa é uma atividade que trabalha todo o corpo. Como qualquer atividade, não há restrição de idade. No entanto, se preferir ganhar resistência, flexibilidade e equilíbrio, aliviando as dores dos ossos, a hidroginástica, assim como a natação, além de proporcionar todos esses benefícios citados, ainda melhora a parte cardiorrespiratória.