Adoçante natural: formas de diminuir o consumo de açúcar
22/11/2023Conheça alternativas saudáveis que vão te ajudar a deixar os alimentos doces na medida certa sem prejudicar a saúde
Ficar sem consumir açúcar é uma missão desafiadora. Quem tenta essa restrição relata vários sintomas desagradáveis, como dores de cabeça e irritabilidade. Ainda assim, é preciso pensar em substitutos para o açúcar tradicional e aquele encontrado nos produtos industrializados.
Mas como fazer isso respeitando a sua saúde e sem mudanças bruscas na dieta? Confira formas de diminuir o consumo de açúcar diariamente:
Troque o refri pelos sucos naturais
As bebidas consumidas diariamente podem ser as principais responsáveis pelo excesso de açúcar no cardápio. Vale prestar atenção e diminuir (ou eliminar de vez) o refrigerante da sua dieta. O suco de maçã ou de outros sabores é uma boa opção e ainda é natural da fruta.
Inclusive, começar pelos sucos de frutas é uma maneira prática de incluí-las na sua rotina. Vale picar e manter congelado no freezer, comprar a polpa ou a bebida já pronta.
Experimente o xilitol
O xilitol é um açúcar natural obtido a partir da glicose e da frutose. Inclusive, por não depender da insulina para ser metabolizado, pode ser consumido por pessoas com diabetes tipo I e II.
Muitas receitas saudáveis já recomendam o xilitol como bom substituto do açúcar, e você pode preparar receitas deliciosas com ele.
Consuma mais frutas
Além de conterem frutose, um açúcar natural e facilmente metabolizado pelo organismo, as frutas ajudam a manter a saciedade por mais tempo. Sabe aquela vontade de comer um docinho? Em vez de comer um chocolate, experimente incluir uma fruta.
Comece com as mais docinhas ou aquelas que chamam sua atenção. Maçã, banana, uvas e morangos são boas opções e fáceis de levar para qualquer lugar.
Invista no mel
O mel de abelhas, um ingrediente clássico e muitas vezes esquecido, porém, doce na medida certa, é ótimo para adoçar algumas bebidas, como os chás. Sem contar que pode ficar delicioso acompanhando uma mistura de frutas e granola.
É mais indicado para preparações quentes, por ser mais fácil de dissolver. Seus principais benefícios incluem a melhora do sistema imunológico e a redução do colesterol.
Teste o mel de agave
O mel de agave é feito a partir de uma planta de mesmo nome, muito comum no México e nos Estados Unidos. É extraído antes da floração e possui baixo índice glicêmico, o que o torna um bom substituto aos açúcares clássicos.
Não é indicado para pessoas diabéticas por ter frutose na composição, porém, se o seu objetivo é apenas experimentar açúcares naturais, é uma boa alternativa para o dia a dia.
Use o açúcar de coco
Extraído do coco, o açúcar de coco é calórico, porém com índice glicêmico baixo. É rico em ferro, potássio e vitaminas do complexo B. É indicado para quem busca um açúcar natural de sabor mais suave e deseja se acostumar com a novidade. Você ainda vai sentir um gostinho de coco, mas é bem leve.
Não é tão solúvel, mas pode ser usado como substituto em todos os preparos que pedem açúcar em pó. Inclusive, se a ideia é um bolo de coco, o sabor promete ficar ainda mais delicioso.
Trabalhe com a frutose
O açúcar das frutas é um dos preferidos quando se fala em açúcares naturais. Isso acontece em razão do sabor agradável e sem odor. A grande vantagem segue a mesma linha dos demais: dar energia ao corpo sem elevar a glicemia.
É encontrado em pó, mas, se ainda assim quiser trabalhar com a frutose, o melhor é usar as próprias frutas. Nos sucos, aproveite o sabor natural das frutas, e, se for se jogar nas vitaminas, vale testar as tâmaras para deixar a bebida mais adocicada.