Saiba a diferença entre caminhada, trilha e trekking
27/09/2023Praticar esportes e outras atividades na natureza é bastante comum, especialmente em épocas como verão ou em lugares próprios para isso, como o Brasil. Para quem já pensa em montar a mochila para trilha com o fim de semana se aproximando, é possível alternar entre diferentes atividades, praticando sozinho, com os amigos, a família e até mesmo transformando isso em um programa de casal.
De acordo com um levantamento de 2022, 40% dos brasileiros buscam estar mais em contato com a natureza em relação aos anos anteriores (Instituto Semeia). A mudança na relação das pessoas com o ambiente durante e pós-pandemia, assim como um olhar para questões voltadas para o aquecimento global, intensifica a procura por hábitos menos urbanos.
Para sorte dos brasileiros, o país é um dos melhores para explorar atividades ao ar livre, especialmente caminhadas, trilhas e trekking. Mas você sabe a diferença entre essas três modalidades? Neste artigo, você confere um pouco mais sobre elas, além das vantagens de incluí-las na sua próxima viagem de feriado prolongado.
Brasil é um dos melhores destinos para quem busca rotas de ecoturismo
Nunca se falou tanto em sustentabilidade, crises climáticas e bem-estar. O cenário pós-pandemia mudou diversos hábitos das pessoas, que perceberam os benefícios de frequentar espaços mais abertos e estreitar o contato com a natureza. Em 2023, o Índice de Ecoturismo da Forbes elegeu o Brasil como o melhor país para quem procura viagens em meio à natureza.
E não é à toa, já que destinos nacionais se tornaram um dos mais procurados na retomada das viagens pós-pandemia, especialmente locais próximos do litoral e rodeados de parques de preservação ambiental. Além de relaxar em meio à natureza, os turistas podem aproveitar o ambiente para praticar atividades ao ar livre.
Qual é melhor: caminhada, trilha ou trekking?
Em termos de exercícios físicos, o melhor sempre vai ser o que se adequa ao seu tipo físico, sem causar danos à saúde. Comparando caminhada, trekking e trilhas, a principal diferença está na intensidade, que pode ser influenciada tanto pelo trajeto (beirando a costa pela areia, adentrando mata fechada e até mesmo escalando rochas), como pelo clima do local.
Caminhada
É a de menor complexidade, geralmente seguindo um trajeto já delimitado para isso (estradas, trilhas, etc.). Na natureza, a caminhada beneficia pelo contato com ar mais puro em relação a um ambiente urbano e pela adaptação fácil das pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, crianças e quem não está acostumado com atividades mais exigentes.
Trilha ou hiking
Também chamadas de hiking, as trilhas são caminhadas em percursos mais complexos. Geralmente, o caminho adentra bosques e picos, podendo resultar em nascentes de lagos e cachoeiras (o ”tesouro” buscado por muitos e que incentiva a realização do trajeto). Esse tipo de atividade exige equipamentos mais adaptados, como tênis, roupas confortáveis e cordas, em trajetos com travessias e escaladas.
Trekking
Por fim, podemos definir o trekking como uma combinação de caminhada e trilha, mas com o adicional de ser praticado em localidades mais selvagens. A prática é muito procurada por pessoas já acostumadas com acampamento ou que possuem mais conhecimento em exploração natural.
O esporte pode durar vários dias, percorrendo vales, envolvendo escaladas, travessias de lagos e rios, e claro, muita caminhada. Os adeptos precisam garantir equipamentos como barracas, lanternas, capacetes, luvas, protetor solar, alimentos e outros itens de segurança. Diferente das trilhas, que podem ser executadas de acordo com o nível de aptidão física da pessoa, o trekking exige experiência e um preparo físico maior.