Pastas, shakes, cremes: formas de conseguir energia extra para os treinos

Pastas, shakes, cremes: formas de conseguir energia extra para os treinos

26/07/2024 0 Por Dietas Inteligentes

Conheça alternativas deliciosas de alimentos que proporcionam mais disposição para a prática de exercícios físicos

Para ter o melhor desempenho possível durante os treinos, é fundamental caprichar na alimentação antes dele começar. Afinal, essa refeição é um ótimo momento para conseguir aquela energia a mais para dar conta da série de exercícios que você irá fazer. Assim, estar familiarizado com as opções saudáveis que podem ser consumidas ajuda a melhorar o seu desempenho e a manter o seu bem-estar. 

Por exemplo, você sabia que comprar um pote de Nutella 3kg, ou creme de avelã, além de ser muito gostoso, também fornece uma ótima fonte de energia para treinar? Esse não é o único tipo de alimento inesperado que oferece nutrientes capazes de dar aquele gás extra antes de começar o treino. Neste texto, conheça algumas outras opções que você pode consumir.

Pasta de amendoim

Engana-se quem pensa que a pasta de amendoim só é uma adição gostosa para pôr no pão ou na torrada no café da manhã. Ela é rica em gorduras saudáveis, com destaque para os ácidos graxos monoinsaturados, de modo que ela tem liberação de energia lenta e prolongada. Além disso, as gorduras e proteínas presentes na pasta proporcionam aquela sensação de saciedade no corpo, impedindo que a pessoa sinta fome durante o treino.

Como ela fornece energia de maneira mais lenta e a gordura não é uma fonte de energia imediata, seu consumo é mais indicado para quem pratica esportes de endurance. Assim, quem tem o hábito de fazer ciclismo, corrida, natação e triatlo tem a ganhar com a adição dela no pré-treino.

Doce de leite

Você provavelmente está surpreso de ver o doce de leite nesta lista, mas até mesmo esse tradicional doce pode ser um aliado na hora de treinar — desde que consumido com parcimônia, claro. Ele também é uma importante fonte de energia, capaz de ajudar os atletas a terem energia a mais na hora de treinar.

Ele é rico em açúcares simples, que são absorvidos rapidamente pelo organismo. Ou seja, o corpo rapidamente irá conseguir energia para se exercitar, não sendo necessária uma digestão longa. Além disso, o doce de leite é uma fonte concentrada de carboidratos, principal fonte de energia para o corpo. O ideal é consumi-lo cerca de 30 minutos antes do treino, sendo que seu consumo é indicado principalmente para treinos mais curtos, de até 1h de duração, como musculação, beach tênis e crossfit.

Shakes

Claro, os shakes não poderiam ficar de fora dessa relação. Eles são ótimas fontes de energia para quem fará um treino de longa duração ou de alta intensidade. O atleta pode tanto consumir shakes prontos, como whey protein, ou fazer um shake natural, misturando leite com frutas. Nesse caso, é aconselhável incluir frutas mais energéticas no preparo, como a banana e o abacate, para ter ainda mais energia.

Creme de avelã

Outra alternativa deliciosa que serve para dar mais energia ao seu treino é o creme de avelã. Como não tem açúcar, ele pode ser adicionado em dietas que visam a redução de gorduras no corpo. Ao mesmo tempo, ele também é um doce com baixa concentração de carboidratos, de modo que a pessoa pode substituir os doces tradicionais por ele em sua alimentação.

O diferencial do creme de avelã é a possibilidade de fornecer energia sem interferir no nível de glicemia no sangue e, consequentemente, não aumentando as taxas de gordura. Como ele é feito com lipídios e carboidratos, constituintes fornecedores de calorias, eles acabam possuindo alto valor energético, proporcionando mais disposição para os treinos. Os nutrientes dele são entregues gradativamente para os músculos, o que garante energia durante todo o período de treino.

Açaí

Você também pode incluir o açaí na sua lista de alimentos excelentes para dar aquele gás extra antes de treinar. Rica em cafeína e carboidratos, a fruta é uma opção muito bem-vinda para esse fim. Contudo, é preciso ter atenção. O ideal é não exagerar na quantidade, já que você tira melhor proveito consumindo apenas pequenas porções dele. Outro ponto é dispensar o uso de acompanhamentos que muitas outras pessoas costumam utilizar.