Pasta de amendoim: mocinha ou vilã do seu plano nutricional?
27/07/2022Pasta de amendoim: mocinha ou vilã do seu plano nutricional?
A pasta de amendoim é um alimento que está presente no cardápio da maioria das musas fitness. Mas será que esse ingrediente realmente faz bem para quem quer manter a boa forma?
Veja nesse post tudo sobre pasta de amendoim, os benefícios e outras curiosidades interessantes. E no final do post, você ainda vai encontrar uma dica bem legal para fazer pasta de amendoim fit caseira.
Para que serve pasta de amendoim?
Na matéria deste site você entenderá que esse produto é criado a partir do amendoim e sempre aparece entre as receitas fitness.
Antes de virar uma febre fit por aqui, era muito comum assistir personagens de filmes americanos consumindo o alimento das formas mais variadas, especialmente, nos famosos sanduíches de geleia e pasta de amendoim.
Mas, será que a pasta de amendoim é saudável?
Por ser um alimento gorduroso e calórico, muitas pessoas acreditam que ele engorda e que faz mal à saúde. Mas isso não é verdade.
O grão do amendoim contém de 25% a 32% de proteína (albuminas e globulinas), 8% a 12% de carboidrato, 3% de fibra, entre 45% e 50% de gorduras insaturadas (boas) e 2,5% de minerais.
Entre os nutrientes e minerais estão o magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E, fibras, folato, zinco, fósforo, cobre, potássio, selênio e cálcio. Além das gorduras saudáveis, como ômega 3, 6 e 9, o amendoim também tem antioxidantes.
Assim sendo, a pasta de amendoim é saudável, porque auxilia na prevenção de doenças, no controle do colesterol LDL e diabetes tipo 2, na proteção dos ossos e do sistema nervoso, no funcionamento do metabolismo, na prevenção da anemia e na recuperação e desenvolvimento muscular.
Pasta de amendoim: como pode ajudar no seu treino?
A gordura da pasta de amendoim é uma gordura boa para nosso organismo, que ajuda os atletas a ganharem massa muscular de forma saudável.
O potássio e o fósforo têm alta densidade calórica, ou seja, são fontes de energia que vão dar mais disposição para o treino. Já a vitamina E, o cálcio e o selênio aumentam a resistência muscular. O magnésio e o potássio também ajudam a prevenir cãibras durante e após o treino.
Portanto, a inclusão deste alimento na sua dieta pode contribuir para os resultados do seu treino, assim como para sua saúde e bem-estar.
Mas, claro, qualquer alimento só consegue desempenhar suas funções se fizer parte de uma dieta balanceada. Por ser calórico, você precisa comê-lo com moderação.
A recomendação padrão é que você consuma duas colheres de sopa por dia (cerca de 220 calorias). Mas o ideal é que você procure um nutricionista para definir o melhor plano alimentar, de acordo com seu treino e metabolismo.