
Melhores dicas para quem está iniciando na prática esportiva
04/02/2025Começando a fazer exercícios? Conheça conselhos valiosos que irão tornar mais fácil a sua adaptação à nova rotina.
Quem nunca ouviu alguém dizer que aproveitaria o começo do ano para começar a fazer algum exercício ou esporte? Ou melhor: quem nunca falou essa frase? Independentemente da época do ano, começar a se exercitar é uma ótima decisão para a sua qualidade de vida, já que a atividade física regular ajuda a manter a boa saúde do corpo.
Para quem está começando, a jornada pode ser desafiadora. No entanto, economizar em Under Armour para investir em roupas esportivas de qualidade por um preço mais acessível pode ser uma forma de facilitar esse processo. Com as escolhas certas e a motivação necessária, fica mais fácil manter a disciplina e incluir os exercícios na rotina. Abaixo, confira algumas dicas essenciais para te ajudar a dar os primeiros passos.
Faça o check-up antes de começar
Vai dar os seus primeiros passos na prática esportiva? Tenha muita calma antes de começar. É ideal, primeiro, realizar um check-up médico para checar se o seu corpo está apto para os exercícios. Esses exames de rotina, além de avaliarem as suas condições de saúde, também ajudam a definir as suas limitações.
O check-up é, ainda, fundamental para detectar qualquer possível problema de saúde que você possa ter. Quando o diagnóstico é feito em estágios iniciais, mais fácil é de o problema ser tratado, prevenindo complicações futuras. Procure fazer essas checagens ao menos uma vez por ano.
Pratique algo que você tem prazer em fazer
Criar um novo hábito é uma tarefa difícil, e, com os exercícios, não é diferente. Agora, imagine: qual ânimo você terá para praticar algo se você não gosta de fazê-lo? Os exercícios precisam ser encarados como atividades prazerosas, nas quais você é capaz de relaxar e se divertir. Porém, caso se transformem em um fardo e em uma obrigação, será muito fácil deixá-los de lado.
Para não sofrer com essa questão, pratique algo que você ache prazeroso. Não gosta de academia? Não tem problema! Existem muitos esportes que você pode explorar: corrida, ciclismo, basquete, futebol, vôlei, handebol, natação e artes marciais, como muay thai, judô e taekwondo.
Use roupa adequada para a prática
Os esportes não podem ser praticados com qualquer roupa que você tiver no armário. É importante que você utilize peças compatíveis com o que irá praticar: o tênis, por exemplo, precisa ser próprio para corrida; se a opção for a bicicleta, é preciso utilizar a sapatilha correta; já se for jogar futebol, a chuteira deve ser compatível com o tipo de solo.
Preste atenção também nas demais peças de roupa. Camisas feitas de poliéster e DryFit são boas para a prática esportiva e musculação, por serem feitas com materiais mais respiráveis e agradáveis de utilizar em relação ao algodão.
Comece devagar
Não espere ter o desempenho de um atleta experiente nos primeiros dias. Você não vai correr grandes distâncias nos primeiros dias nem carregar os maiores pesos na academia. Inclusive, esforçar-se desse modo só irá aumentar as chances de você se lesionar ou de ter dores que impedirão a prática nos próximos dias.
Comece devagar e não sinta vergonha por estar em um ritmo menor. As primeiras semanas da prática esportiva são justamente para que você crie o hábito de se exercitar com frequência. Ao se acostumar, você será capaz de aumentar o seu ritmo e de aprimorar o seu desempenho.
Não tenha pressa
Inclusive, tenha paciência para a sua evolução. Criar expectativas irreais não irá ajudá-lo nesse processo: pelo contrário, é provável que você fique frustrado e acabe se desmotivando. É importante ter em mente que esse é um processo de aprendizado contínuo, em que a sua evolução será gradual. Com o passar do tempo, você estará mais confortável na prática, alcançando novos limites.
Arrume companhia para praticar o novo esporte
Por fim, que tal aproveitar a oportunidade para passar um tempo ao lado de quem gosta? Fazer algum exercício acompanhado, seja por um familiar, seja por um amigo, é ótimo para ter aquela energia extra. Essa é até uma maneira de não se desmotivar e de continuar fiel à rotina de exercícios, espantando a preguiça.
Isso sem contar que você ainda estreita as relações com a outra pessoa. Se não conseguir uma companhia, é possível, ainda, pesquisar por grupos de esportistas que realizam a prática perto de onde você mora. Além de ser uma maneira mais segura de praticar o esporte, assim você acaba tendo companhia na hora de se exercitar.