Estratégias de treino para corredores de longa distância
20/03/2024Participar de provas de longa distância, como maratona e meia maratona, é o objetivo de muitos corredores, sejam aqueles que começam a prática apenas por hobbie, sejam os profissionais que se preparam exatamente para esse tipo de evento. Entretanto, independentemente da sua categoria, existem estratégias específicas para alcançar esse objetivo.
Antes de mais nada, é sempre importante estar trajado com roupas específicas e tênis de qualidade. Com o cupom Adidas, por exemplo, você pode adquirir bons acessórios e passar a se preocupar apenas com a sua performance.
Depois de renovar o seu traje de treino, é hora de entender melhor como funcionam as estratégias para quem deseja correr longas distâncias, ou para quem já pratica essa modalidade e gostaria de melhorar o desempenho.
Quais estratégias adotar?
É preciso ressaltar que a corrida de longa distância é uma modalidade bastante desafiadora e requer, além das estratégias de treino que listaremos aqui, muita preparação física e mental.
Varie o seu treino
Essa é a principal dica de todas: varie seu treino e respeite os limites do seu corpo. Treinar para longas distâncias não significa que todos os dias você precisará correr a quilometragem da prova que tem como objetivo. Ou seja, correr diariamente 42km por exemplo, será muito mais prejudicial do que te ajudará na preparação.
Antes de se jogar no mundo das corridas de longa distância, construa uma base sólida e de preparo físico. Aumente suas distâncias e a intensidade dos treinos gradualmente, pois isso irá preparar adequadamente o seu corpo para os próximos desafios.
Treinos específicos
Além da variação dos treinos, que proporcionará uma maior resistência ao seu corpo, também é preciso pensar em treinos específicos para longas distâncias. Trabalhos de velocidade, subidas e descidas, ajudarão ainda mais você a desafiar quilometragens maiores, pois nesse tipo de prova é comum que o percurso varie bastante, o que exige o preparo adequado para enfrentar todos os terrenos com um bom desempenho.
Tenha uma planilha de treinos
Essa dica é basicamente uma junção das duas primeiras. Em uma planilha de treinos você saberá exatamente qual quilometragem deverá fazer em determinado dia, qual ritmo adotar de acordo com a sua evolução, e também em que momento você terá um preparo adequado para aumentar as distâncias, bem como a prática específica de um treino longo.
Essa visualização macro do seu treino será fundamental na corrida longa, pois o seu principal objetivo é realizar um gerenciamento de ritmo, entendendo de que forma o seu corpo suporta uma quilometragem maior, mantendo um ritmo adequado e evitando a fadiga precoce.
Descanse
Como falamos anteriormente, não é correndo todo dia uma longa quilometragem que você terá um bom resultado. Em sua planilha de treino também deverá conter os dias de descanso, fundamentais para que o seu corpo se recupere adequadamente.
Conheça o percurso
Esse é um ponto muito importante depois de um bom tempo de preparo com o foco em uma determinada prova, por exemplo. Busque estudar o percurso com antecedência para entender as subidas, as descidas e os pontos de hidratação. Isso permitirá que você monte a estratégia adequada de acordo com o seu ritmo e com as características da prova.
Roupas e calçados adequados
É fundamental treinar e executar a prova com equipamentos adequados e de extrema qualidade. Além de roupas leves que facilitem a transpiração, atente-se no momento de escolher o seu tênis, pois ele deve ser adequado ao seu tipo de pisada e também precisa oferecer amortecimento e suporte necessários para corridas de longa distância.
Alimentação e hidratação
Além do treino de corrida em si, é preciso ter uma alimentação equilibrada e adequada para suportar tanto o preparo quanto a prova. Busque o auxílio de um profissional de nutrição para lhe ajudar a preparar um cardápio adequado para o seu objetivo. Ademais, mantenha-se hidratado durante os treinos e estabeleça sua estratégia de hidratação no momento da corrida, seja aproveitando os pontos fornecidos pela organização da prova, seja por meio da hidratação pessoal.
Com essas dicas e muita disciplina, o seu treino será muito mais prazeroso, assim como a realização da prova. Estabelecer metas realistas, preparar-se adequadamente e cuidar muito bem de todos os pontos aqui citados é o conjunto perfeito para correr longas distâncias.