Cuidados na hora do treino para prevenir lesões durante os exercícios
26/08/2024Utilizar roupas adequadas e não forçar sua evolução são fundamentais para proteger o seu corpo
Incluir a prática de exercícios em sua rotina é uma das principais recomendações médicas para ter mais qualidade de vida. Entretanto, apesar dos benefícios que oferecem para a saúde, eles também precisam ser feitos com cuidados para evitar lesões — que, inclusive, podem atrapalhar a pessoa no dia a dia.
Uma das formas de prevenir lesões é providenciar um tênis para academia confortável e apropriado para o seu pé, o que irá firmar sua pisada e protegê-lo de eventuais choques. Porém, tanto quem está começando quanto atletas mais experientes podem adotar outros cuidados para evitar as lesões. Conheça alguns dos principais conselhos no texto a seguir.
Faça uma avaliação física antes de começar os treinos
Para quem vai começar a se exercitar, é importante evitar começar a prática de exercícios sem fazer uma avaliação física previamente. Essa avaliação é importante para que um médico ou profissional de educação física veja quais são as especificidades do praticante e checar se existe alguma limitação ou lesão que o impeça de fazer os exercícios.
Compreender suas necessidades é fundamental para traçar os seus objetivos e entender quais são os seus limites. Afinal, se você tentar forçar o seu corpo logo no começo, é certeza que irá lesionar o seu corpo, o que pode afastá-lo da prática por muito tempo.
Use roupas adequadas
Outro cuidado que se deve ter antes de começar a se exercitar é sempre procurar as roupas certas para aquela prática. No geral, é recomendado utilizar roupas leves e com boa ventilação, que não impeçam a transpiração do corpo. O calçado deve ser confortável e do tamanho certo para o seu pé, já que ele irá prejudicá-lo caso seja apertado ou folgado demais. Para exercícios como andar de bicicleta também é fundamental utilizar os equipamentos de segurança necessários, como capacete, joelheiras e cotoveleiras.
Alongue-se sempre
Muitas pessoas menosprezam os benefícios que o alongamento proporciona antes de qualquer exercício. Mas alongar é indispensável para quem deseja evitar lesões, uma vez que “acorda” os músculos e o resto do corpo, preparando-o para os impactos e as exigências que a prática física exige. Fazer um alongamento e um breve aquecimento antes de começar o treino, de fato, diminui consideravelmente as chances de algum músculo se lesionar por estar “frio” demais.
Cresça a intensidade gradualmente
Se tem um costume que é sinônimo de lesão é do praticante querer evoluir o seu nível abruptamente, sobretudo nas primeiras semanas dos exercícios. Na musculação, muitos cedem à tentação de fazer mais exercícios do que o recomendado pelo instrutor, prolongando as séries ou pegando um peso maior do que pode aguentar. Na corrida, há quem queira percorrer distâncias maiores ou tentar correr por mais tempo.
Claro que essa evolução é importante, sendo o objetivo de muitos. No entanto, é imprescindível ter em mente que isso deve acontecer gradualmente, de pouco em pouco. Tentar acelerar a conquista dos seus objetivos pode causar lesões, como distensões musculares ou até mesmo acidentes, como o caso da pessoa não suportar a quantidade de peso na musculação.
Assim, o segredo não é a quantidade de exercícios, mas, sim, a qualidade da execução deles. O ideal é sempre procurar executar os movimentos da melhor maneira possível, evitando riscos desnecessários e seguindo as orientações do seu professor ou instrutor.
Respeite seus limites
Ligado diretamente à recomendação anterior, está este conselho de ouro: respeite os seus limites. Cada um deve se atentar para as questões individuais do seu cotidiano, entendendo que, em determinado dia, você pode estar mais cansado por causa do trabalho ou estar sentindo alguma dor ou incômodo.
Nesses casos, não há problema nenhum em reduzir a intensidade do treino, isso não é sinônimo de perda ou que você está sendo “preguiçoso”. É sempre melhor preservar o seu corpo e não forçá-lo, garantindo o seu bem-estar para treinar outro dia.