Alimentos típicos para uma dieta LOW CARB

Alimentos típicos para uma dieta LOW CARB

23/06/2022 0 Por Dietas Inteligentes

Em geral, uma dieta baixa em carboidratos concentra-se em proteínas e alguns vegetais sem amido. Uma dieta baixa em carboidratos geralmente limita grãos, legumes, frutas, pães, doces, massas e vegetais ricos em amido e, às vezes, nozes e sementes. No entanto, alguns planos de dieta com baixo teor de carboidratos permitem pequenas quantidades de frutas, vegetais e grãos integrais.

Um limite diário de 0,7 a 2 onças (20 a 57 gramas) de carboidratos é típico com uma dieta baixa em carboidratos. Essas quantidades de carboidratos fornecem 80 a 240 calorias. Algumas dietas de baixo teor de carboidratos restringem bastante os carboidratos durante a fase inicial da dieta e, em seguida, aumentam gradualmente o número de carboidratos permitidos.

Em contraste, as Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam que os carboidratos representem 45% a 65% de sua ingestão calórica diária total. Portanto, se você consumir 2.000 calorias por dia, os carboidratos representariam entre 900 e 1.300 calorias por dia.

Resultados

Perda de peso

A maioria das pessoas pode perder peso se restringir as calorias e aumentar a atividade física. Para perder de 0,5 a 0,7 kg por semana, você precisa comer de 500 a 750 calorias a menos por dia.

Dietas com pouco carboidrato, especialmente dietas com muito pouco carboidrato, podem levar a uma maior perda de peso a curto prazo do que as dietas com baixo teor de gordura. Mas a maioria dos estudos descobriu que aos 12 ou 24 meses, os benefícios de uma dieta baixa em carboidratos não são muito grandes.

Cortar calorias e carboidratos pode não ser a única razão para a perda de peso com dietas com pouco carboidrato. Alguns estudos mostram que você pode perder algum peso porque a proteína e a gordura extras ajudam você a se sentir satisfeito por mais tempo, o que ajuda a comer menos.

Outros benefícios

Dietas com baixo teor de carboidratos que enfatizam fontes saudáveis ​​de carboidratos, gorduras e proteínas podem ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Na verdade, quase qualquer dieta que ajuda a perder o excesso de peso pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e colesterol, pelo menos temporariamente.

Riscos

Uma redução repentina e drástica de carboidratos pode causar efeitos colaterais temporários, como:

  • Constipação
  • Dor de cabeça
  • Cãibras musculares

A restrição severa de carboidratos pode fazer com que seu corpo quebre a gordura em cetonas para obter energia. Isso é chamado de cetose. A cetose pode causar efeitos colaterais como mau hálito, dor de cabeça, fadiga e fraqueza.

Não está claro que tipo de possíveis riscos à saúde a longo prazo uma dieta baixa em carboidratos pode representar. A restrição de carboidratos a longo prazo pode resultar em deficiências de vitaminas ou minerais e distúrbios gastrointestinais.

Alguns especialistas em saúde acreditam que, se você comer grandes quantidades de gordura e proteína de origem animal, o risco de doenças cardíacas ou certos tipos de câncer pode aumentar.

Se você optar por seguir uma dieta baixa em carboidratos, preste atenção nas gorduras e proteínas que escolher. Limite alimentos com gorduras saturadas e trans, como carne e laticínios com alto teor de gordura, que podem aumentar o risco de doenças cardíacas.